Núcleo Educacional

HISTÓRICO

As peculiaridades do núcleo estão balizados na concepção que compreende os fenômenos a partir de seu acontecer histórico, e como instância da totalidade social.

A Associação Pestalozzi de Campo Grande, em seus 34 anos de existência, tem realizado seu trabalho na área Educacional, de Saúde, Assistência Social,Administrativa e Eco-ambiental, por meio dos seus diferentes serviços, organizados em núcleos, a partir do ano de 2011.Esta forma de organização foi fruto de diálogos entre diretoria, representada pela presidenta nesta gestão  e coordenações , com o intuito de assegurar a interlocução no trabalho  das diferentes áreas.A Associação Pestalozzi, passou então, a contar com o Núcleo de Saúde, de Assistência Social, Educacional , Eco – Ambiental, de Comunicação  e Administrativo.

Até o ano de 2010, a Associação Pestalozzi organizava –se em diferentes unidades: de saúde, assistência social, administrativo,eco-ambiental, de comunicação,   unidade escolar, Programa de Formação Interação Social Cultura e Lazer, Centro de Atendimento Educacional e Programa de Formação para o Trabalho.

Assim, em 2011, foi implantado o Núcleo Educacional, com coordenação própria, que começou a desenvolver suas ações no início do ano de 2013, constituído pela Unidade Escolar, Programa de Formação para o Trabalho,Programa de Formação Interação Social Cultura e Lazer e Centro de Atendimento Educacional Especializado.

FINALIDADE

O Núcleo Educacional, foi constituído com a finalidade de fortalecimento das ações educacionais,e de assegurar os princípios teóricos filosóficos, como base comum aos diferentes serviços  que o compõem.

Objetivos

  • Garantir os princípios teóricos filosóficos como base comum aos diferentes segmentos educacionais,
  • Compartilhar ideias que subsidiam o trabalho , garantindo o espaço para a divergência,
  • Acompanhar e apoiar o trabalho educacional realizado pelos diferentes segmentos,
  • Fomentar a prática Coletiva no trabalho educativo,
  • Prover as condições necessárias para o desenvolvimento do trabalho em acordo com o estabelecido nas coordenações educacionais,
  • Realimentar o trabalho educacional nas diferentes coordenações educacionais, como forma de superar os desafios frente às mudanças necessárias,
  • Fazer a interlocução junto ao núcleo administrativo quando necessário ao trabalho nas diversas coordenações educacionais.

Fazer a interlocução com a Diretoria, objetivando o encaminhamento das ações educacionais.

 METAS

  • Realizar quinzenalmente reuniões com as coordenações com as pautas sobre o trabalho educacional,
  • Realizar reuniões por coordenações visando o fortalecimento do trabalho , em acordo as suas necessidades, com pautas previamente agendadas,
  • Fazer a interlocução junto à diretoria da instituição quando necessário,
  • Participar das reuniões com a presidente representando o segmento educacional quando necessário,
  • Participar de reuniões semanalmente, junto a presidente e as diferentes coordenações dos núcleos.

 


Voltar