Programa de Formação para o Trabalho

OBJETIVOS

  • Preparar jovens e adultos com deficiência mental e/ou transtorno neuromotor a partir dos 16 anos para o trabalho nas modalidades de emprego formal e/ou trabalho colaborativo sustentável coletivo e/ou individual por meio de parcerias.
  • Proporcionar atividades socioculturais que oportunizem o desenvolvimento humano e intelectual dos alunos, tendo como perspectiva a interação social, qualidade de vida, autonomia e independência necessárias à inserção social no mundo do trabalho.
  • Possibilitar acesso aos conhecimentos e experiências do mundo do trabalho e da sociedade em geral por meio dos cursos oferecidos permitindo compreender a sua dinâmica com o fim da inserção laboral.
  • Promover o protagonismo das famílias por meio de processos de formação voltado à resolução de problemas e reflexões acerca dos desafios no processo e inserção laboral da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.
  • Prestar apoio e acompanhamento às empresas no processo de inserção no mercado de trabalho por meio da formação continuada aos diversos funcionários e à pessoa com deficiência intelectual.
  • Proporcionar experiência de Estágio supervisionado remunerado ou não nas diversas empresas parceiras no intuito de preparar para o processo de inserção no trabalho;

ORGANIZAÇÃO POLITICA

EIXOS DE ATUAÇÃO – Cada eixo corresponde a uma ação do Programa, assim com à execução dos objetivos propostos no mesmo

- Eixo I – Formação Geral para o Trabalho Formal /CLT

- Eixo II – Formação para o Trabalho Colaborativo

- Eixo III – Formação para o trabalho por meio de parcerias externas

- Eixo IV – Formação Continuada para jovens e adultos inseridos no mercado formal e familiares

- Eixo V – Formação e Orientação às Empresas parceiras no processo de inclusão social da pessoa com deficiência, por meio do trabalho

- Eixo VI – Processo de Captação de Vagas e Inserção no Mercado de Trabalho

Estrutura pedagógica e curricular

Eixo I – CURSO DE FORMAÇÃO GERAL PARA O TRABALHO FORMAL /CLT

FASE I

Objetivos – trabalhar conceitos gerais que tem como base as práticas socioculturais, investindo nas potencialidades emergentes do aluno, na perspectiva da formação integral do sujeito e de sua formação para o mundo do trabalho.

- Tempo de duração - 02 anos

- Turmas – 02 – 01 matutino e 01 vespertino

- Nº de alunos por turma – 8

FASE II

Objetivos: preparar o aluno para o processo de inserção no mercado de trabalho por meio de uma formação básica contemplando os aspectos socioculturais e políticos, assim como  atividades diversas relativas a vivência do trabalho.

- Tempo de duração: 02 anos

- Turmas: 02 – 01 matutino e 01 vespertino

- Nº de alunos por turma – 8

ESTRUTURA CURRICULAR – FASE I e II

Duração da h/a- 50min

Recreio Orientado – 50 min.

Duração da semana letiva – 5 dias

Total de h/a da semana para o aluno – 25

Total de h/a – 1000

Total de dias letivos – 200

Duração do curso – Anual

Observação: importante ressaltar que a estrutura curricular corresponde às  Fases I e II, sendo que na Fase I a ênfase maior estará nos componentes destinados à Formação Geral e atividades sócio-culturais destinadas ao desenvolvimento e amadurecimento do aluno com vista a inclusão social e laboral do aluno.

Eixo II – CURSO DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO COLABORATIVO

 FASE I

  Objetivos: formar alunos para o processo de trabalho artístico – artesanal, por meio de praticas colaborativas com apoio de familiares e outros para o trabalho cooperado e/ou associativo sustentável.

- Tempo de duração: 06 meses a 01 ano

- Nº de turmas – 02 (01 matutino e 01 vespertino)

- Nº de alunos – 16

- N° de parceiros - 16

FASE II

 Objetivos: assessorar no fortalecimento do grupo de trabalho cooperativo e/ou associativo, organizado a partir dos alunos e parceiros da fase I deste eixo, em espaço próprio e por meio de estratégias de formação voltadas à autorganização, autogestão e autossustentabilidade.

Tempo de duração: a definir

Nº de grupos:  01 grupo de trabalho

Nº alunos: 22

Eixo III – FORMAÇÃO PARA O TRABALHO POR MEIO DE PARCERIAS EXTERNAS

 Objetivo – Fortalecer o processo inclusivo de formação para o trabalho por meio de parcerias com instituições afins, que realizam a formação  com o jovem e adulto na perspectiva da diversidade humana.

Instituições Parceiras – 02

Instituto Mirim I e II

 Objetivos: atender pessoas com deficiências elegíveis para o atendimento da Instituição, mas que apresentam do ponto de vista da aprendizagem e desenvolvimento, respectivamente escolarização e maturidade sócio-cultural  receber

Tempo de duração – 01 ano

Nº de alunos – 04

Eixo IV – Formação continuada para jovens e adultos inseridos no mercado

formal  / CLT e familiares

Objetivos: proporcionar à pessoa com deficiência e familiares espaço de reflexão e apoio nos desafios inerentes ao processo de construção da autonomia e cidadania por meio do trabalho e relativos a outras vivencias sócioculturais.

nº de alunos – 110

Tempo de duração: enquanto estiver com vinculo institucional

 EIXO V – Formação e orientação às empresas parceiras na inclusão da pessoa

com deficiência

Objetivos – propiciar às empresas parceiras momentos de formação, no intuito de construir efetivamente o processo de inclusão social da pessoa com deficiência no espaço de trabalho. Tempo de duração – conforme alunos inseridos

Eixo VI – Processo de Captação de Vagas e Inserção no Mercado de Trabalho

 Objetivos – captar vagas em empresas,  que cumprem a lei de costas, e promover processos de sensibilização à inserção da pessoa com deficiência nas diversas  empresas geral, com vista à captação de novas vagas e postos de trabalho, contribuindo na ampliação das perspectivas de inserção da pcd intelectual.


Voltar